A Unidade de Vida, desde Sêneca até 1950.- Xuxu
Fecha Wednesday, 11 November 2015
Tema 115. Aspectos históricos


Do ponto de vista jurídico, a relação mais importante entre a Opus Dei e o decreto Presbyterorum Ordinis do Concílio Vaticano II provavelmente está no n. 10 do decreto, porque ele foi mencionado pela Constituição Ut Sit. Mas do ponto de vista pastoral, a relação mais importante pode estar no n. 14, porque é lá que estão as expressões "unidade de vida" (ou "unidade da vida" [1]) e "centro e raiz", que costumam ser repetidas nas casas da Opus Dei.

Ao falar da "unidad de vida", Manuel Belda Plans diz que esta expresión aparece por vez primera en la historia de la Iglesia en la predicación y los escritos del Beato Josemaría Escrivá, para denominar un concepto esencial de su mensaje espiritual [2]. E Burkhart diz que La expresión "unidad de vida" es relativamente nueva en la tradición cristiana. No se encuentra entre las voces de los diccionarios especializados de Teología. En el siglo XX, antes que san Josemaría, la han utilizado algunos autores para designar la unidad entre santidad y apostolado, o la coherencia entre fe y conducta, pero de modo ocasional, sin que ocupe - según parece - un lugar prominente en sus enseñanzas, como sucede en san Josemaría. ([3] p. 619). Na verdade, a expressão "unidade de vida" foi usada muitas vezes antes de Escrivá, e em alguns casos com destaque (ver abaixo). Além disso, a presença dela em Escrivá foi discreta. O livro El itinerario jurídico del Opus Dei [4] alega que Escrivá usou essa expressão cada vez con más frecuencia a partir de 1931 [5]. Mas o fato é que apenas no final da vida, em 1972, Escrivá publicou textos [6, 8] onde essa expressão aparece...



Quantos escritos de sócios da Opus Dei usaram essa expressão antes de 1972? Até o momento eu só soube de três. Federico Suarez no livro La Virgen Nuestra Señora de 1956 escreveu Hay como una profunda fisura entre mundos distintos, como una evidente y lamentable falta de unidad de vida. Num artigo de 1956, Encarnación Ortega escreveu Se glosa de esta forma el concepto de unidad de vida, la unión íntima e inseparable de la santidad con el apostolado. E em 1967 a revista Mundo Cristiano publicou o folheto Santa Catalina de Siena: un ejemplo de amor a la Iglesia y de unidad de vida, de Joaquín Esteban Perruca. O livro de Federico Suarez teve diversas edições na Opus Dei. Ele era historiador, e possivelmente leu o discurso Ideas para una filosofia de la historia de España, de apertura del curso académico 1942-1943, Universidad de Madrid, que a editora Rialp publicou em 1957. Esse discurso usa a expressão unidade de vida (ver abaixo). Outro historiador que também usou a mesma expressão, e num sentido semelhante, foi Fernando de Castro, no seu discurso na Real Academia de Historia de 1866 (ver abaixo).

A questão que aqui interessa é saber se o uso da expressão "unidade de vida" por Escrivá em 1972 teve relação com o Concílio Vaticano II. Mas antes de tentar responder essa pergunta, eu levantei usos [9] da expressão "unidade de vida" em Google Books. Alguns usos falam da vida da pessoa, outros da vida do grupo [10]. Em vários casos, a expressão surge ao tratar algum ponto principal de doutrina, como identidade e consciência, trindade, matrimônio, ou corpo de Cristo. É relevante o fato da expressão ocorrer em manuais de estudos eclesiásticos da primeira metade do século XX. Seguem alguns usos anteriores a 1950.

  • Para Sêneca (século I) na carta 66 a Lucílio, só o pensamento confere unidade para a vida: Ex hoc autem rerum ordo seriesque contexitur et unitas vitae per rectum itura ler em Google Books. Ler em inglês.
  • Para Santo Ambrósio (século IV) no livro De Fide ad Gratianum, unidade da vida é a vida trinitária: Quod utique quis non advertat ad unitatem vitae, quod eadem Patris et Filii vita sit ler em Google Books.
  • Para Tomás de Aquino (século XIII) no comentário do livro De divinis nominibus, todas as vidas preexistem na simplicidade e unidade da vida divina: uniformiter secundum unitatem vitae divinae et simplicitatem ler em Google Books.
  • Para o cardeal Gaetanus (século XVI) no seu comentário a Suma Teológica de Tomás de Aquino I,10,6, o aevum é a unidade da vida imutável junto com a mutabilidade Cum enim aevum sit unitas immutabilis vitae mutabilitati coniunctae ler em Google Books.
  • Para fray Luis de León (século XVI), unidade de vida é a vida familiar em Cristo: Que para lazo es el más apretado lazo ; y para deleite, el más apacible y más dulce ; y para unidad de vida, el de mayor familiaridad; ler em Google Books Cantar de los Cantares edição de Merino, ou De Los Nombres de Christo, edição de 1595.
  • Para John Locke (século XVII) no seu Ensaio sobre o Entendimento Humano, a consciência, ou a unidade de uma vida continuada, é o que preserva a identidade: cujus identitas, in substantiarum immutatione ista, per unitatem vitae unius continuae, servatur ler em Google Books. Ler em inglês. Há uma tradução de Reinhard Brandt desse texto para o espanhol na p. 23 do seu artigo Materiales para la genesis de la critica de la razon pura.
  • Para Claudio Joli (1760) no livro Ragionamenti a' parrocchiani sopra varj soggetti di morale, o bem aventurado no céu vive em unidade de vida com Deus: tra Dio ed i Beati vi è unità di quelle tre cose, unità di operazione, unità di vita, unità di sostanza e di natura ler em Google Books.
  • Para frei Jerônimo de S. José (1794) no livro Historia chronologica da esclarecida ordem da SS. Trindade, a unidade de vida é a vida religiosa de várias províncias sob uma mesma constituição: e não terem á sua semelhança, aquella concórdia, e unidade de vida Ler em Google Books.
  • Para uma resenha (1827) do livro Histoire des Français de Simonde de Sismondi, a unidade de vida é o que constitui a nação: questa unità di vita nazionale esiste pe'francesi fino dal quinto secolo dell'era cristiana ler em Google Books.
  • Para Schleiermacher (1831) no seu livro Der christliche Glaube, o Espírito Santo é a unidade de vida da comunidade cristã: Unter dem Ausdrukk heiliger Geist aber wird zufolge des obigen die Lebenseinheit der christlichen Gemeinschaft als einer moralischen Person verstanden ler em Google Books na edição de 1836.
  • Para Lacordaire (1838) na Lettre sur le Saint-Siège, a Igreja recebeu uma força que a mantém na tripla unidade de vida, inteligência e amor: triple unité de vie, d'intelligence et d'amour, qu'elle avait reçue de son divin architecte ler em Google Books.
  • Para Heinrich Ahrens (1838) no seu Curso de Psicologia, a unidade de vida do universo manifesta um único ser infinito: l'unité de vie et d'essence qui se manifeste dans l'univers et qui indique un seul être infini Ler em Google Books
  • Para Moehler (1839) na tradução francesa do livro de 1825 Die Einheit in der Kirche, a unidade de vida é o conhecimento que a Igreja tem de si mesma: l'identité de la connaissance de l'Eglise, aux différentes époques de son existence, n'exige en aucune manière un état machinalement stationnaire : l'unité de vie intérieure doit être conservée, autrement elle ne serait pas toujours la même Eglise chrétienne ler em Google Books
  • Para Fernando de Castro (1866) no seu discurso na Real Academia de Historia, o povo esperava unidade de vida da Igreja da Espanha: aspiraron los españoles á que la Iglesia Católica apareciese en unidad de vida cristiana, relacionada con la humana ler em Google Books.
  • Para Celestin Joseph Félix SI (1866) na tradução espanhola de uma de suas conferências, unidade de vida é a vida de Cristo na Igreja: Así como hay en la Iglesia una vitalidad íntima, una santidad íntima, un catolicismo íntimo, hay tambien una unidad íntima, la unidad de vida que, segun la Escritura y el dogma católico, une á todos los cristianos, como un solo hombre ler em Google Books.
  • Para Giuseppe Franco SI (1885) em La contessa internazionale, a unidade de vida é a vida do grupo: unità di vita fra componenti separati ler em Google Books.
  • Para o cardeal Zigliara (1900) no livro Philosophia moralis seu ethica, et jus naturae, a unidade da vida harmoniosa entre homem e mulher constitui a sociedade doméstica: Societas domestica, primitas constituta ex unitate vitae initae a viro cum uxore. ler em Google Books.
  • Para G. H. Percival (1908) no livro The Incarnate Purpose; Essays on the Spiritual Unity of Life, a memória da ceia de Jesus é sinal de uma unidade cósmica: the doctrine of the unity of life, incorporated in the rite of communion (p. 108), Is there not in reality fundamental unity between the secular and sacred aspects of all natural phenomena? (p. 70). Ler em archive.org.
  • Para um artigo de Collectanea mechliniensia (1920), o lugar da unidade da vida cristã são a sociedade civil e a família: de unitate vitae christianae tum in familia tum in civili societate promovendae Ler em Google Books.
  • Para o cardeal Cardjin (1930), fundador da Juventude Operária Católica, a "unidade dentro da vida" é a coerência entre fé e vida prática: Remettons de l'unité dans la vie des travailleurs (...) Ne permettons pas de cloisons étanches dans leur vie d'ouvrier: leur destinée éternelle doit rester en contact avec leurs intéréts temporels; ils doivent étre chrétiens partout, à l'atelier, á l'usine, à la rue, à la maison, aussi bien à l'église (Manuel de la JOC, Bruxelles 1930 p. 68-69), texto dado por Burkhart [3] p. 619.
  • Para um artigo das atas (1936) do Congresso dos 700 anos das decretais de Gregório IX, a Igreja é uma sociedade na unidade da vida da fé e da caridade: Ecclesia Christi, ergo, vera est societas ad finem beatitudinis aeternae in ipsa Sanctissima Trinitate glorificanda atque perfruenda ultimatim ordinata; ex hominibus universis sine ullo discrimine congreganda, in unitate vitae internae fidei et charitatis ler em Google Books.
  • Para Philippus Oppenheim OSB (1941) em seus escritos de liturgia, a Eucaristia alimenta os cristãos para a suma unidade da vida: In Baptismo Christianos sibi incorporat, in S. Eucharistia seipsum illis dat cibum, imo eos in summam, quae excogitan potest, sibi acquirit unitatem vitae. ler em Google Books.
  • Para Garcia Morente (1942) no discurso Ideas para una filosofia de la historia de España, a unidade de espírito também é unidade de vida: España constituye una unidad espiritual, perfectamente caracterizada, propia, peculiar, diferente por completo de Francia, de Inglaterra, de Alemania. Esa unidad de espíritu, que también es unidad de vida, constituye una como personalidad humana (Obras Completas II, v. 1, ISBN 8476584997, p. 385). Revista nacional de educación n. 22 Baixar de Redined (ver p. 55).
  • Para Petrus Caramello (1948) na sua edição da Suma Teológica de Tomás de Aquino, há uma unidade da vida natural e sobrenatural [9]: optime servat unitatem vitae naturalis ac supernaturalis, humanae et christianae ler em Google Books.
Depois eu prosseguirei esse assunto.

Notas e Referências

[1] As traduções da Presbyterorum Ordinis algumas vezes incluem o artigo definido e escrevem "unidade da vida" (em espanhol "unidad de la vida"). Por exemplo no site do Vaticano Quam vitae unitatem, nec mere externa operum ministerii ordinatio traduzido por Esta unidad de la vida no la pueden conseguir ni la ordenación meramente externa de la obra del ministerio.

[2] Manuel Belda-Plans, El Beato Josemaría Escrivá de Balaguer, pionero de la unidad de vida cristiana, 2003.

[3] Ernst Burkhart e Javier López, Vida Cotidiana y Santidad en la Enseñanza de San Josemaría v. 3, Rialp 2013. ISBN 8432142395.

[4] A. de Fuenmayor, V. Gómez-Iglesias y J. L. Illanes, El itinerario jurídico del Opus Dei, 1989. Ler versão online no site da Opus Dei.

[5] O livro Itinerário Jurídico, assim como Le Tourneau [11] ou Belda Plans [2], dão como apoio documental apenas Apuntes Íntimos n. 155 e a Carta de 9-1-1932, ambos documentos não publicados. Em alguns casos, a Opus Dei admite que as cartas foram reelaboradas posteriormente (veja na nota crítica de Rocca al libro “El itinerario jurídico del Opus Dei. Historia y defensa de un carisma” o ponto que diz "los mismos autores reconocen (pág. 18) algunas de esas cartas han sido reescritas por el mismo Escrivá"). Segundo Bayo na p. 246 da sua biografia de Álvaro del Portillo, Encarnación Ortega teria ouvido de Escrivá em 1944 que "Esta unidad de vida - oración, trabajo, formación - hará que Cristo reine en nuestra alma".

[6] Os Escritos que Escrivá publicou em vida onde aparece a expressão "unidade de vida" são as homilias A Vocação Cristã e A Ascensão do Senhor aos Céus. Quando foram escritas? Aranda diz que o texto delas que se lê em É Cristo que Passa teve sua redação final em 1972, ano em que ambas foram publicadas pela primeira vez ([7] p. 61-62, 149, 612). Qual a relação entre o texto publicado e a pregação original? Segundo Aranda, a homilia A Vocação Cristã apenas se halla relacionada, en sus líneas de fondo, con dos meditaciones predicadas por san Josemaría a los alumnos del Colegio Romano de la Santa Cruz, durante un retiro mensual que tuvo lugar el 2 de diciembre de 1951 ([7] p. 149). Da homilia da Ascensão, Se carece de documentación acerca de su proceso de elaboración, así como de la datación en el día de la Ascensión del año 1966 ([7] p. 613).

[7] Antonio Aranda Lomeña, Es Cristo que pasa. Edición crítico-histórica, Rialp 2013. ISBN 9788432143175.

[8] Os 999 pontos do livro Caminho não usam a expressão "unidade de vida". Porém existe uma menção da unidade de vida na nota editorial sem assinatura de Caminho que apareceu em 1973. Pedro Rodrigues confirma o ano 1973 no apêndice 3 p. 1069 da edição crítica de Caminho (de 2004, ISBN 8432135038), mas ele também diz que antes dela havia outra nota editoral, de 1963. Eu examinei essa nota de 1963 na edição Panorama 1964, e não encontrei nela a expressão "unidade de vida". Há uma segunda menção da unidade de vida no livro Caminho, incluída depois de 1973, no índice analítico. Confirmei que as edições Fayard 1973 e Andina 1974 ainda não tinham essa menção (o capítulo 6 do livro Santos y Pillos de Joan Estruch discorre sobre a evolução do índice analítico do livro Caminho). O livro Conversaciones surgiu em 1968, e não tem a expressão "unidad de vida". Entretanto também nele essa expressão foi incluída no índice analítico. A edição crítica de Conversaciones (de José Luis Illanes, Rialp 2012, ISBN 9788432142031), indica p. 80 e p. 523 que o índice analítico foi aprovado por Álvaro del Portillo e acrescentado em 1969. No livro Santo Rosário de 1934 não aparece a expressão unidade de vida. No livro La Abadesa de las Huelgas de 1944 também não.

[9] O decreto de virtudes heróicas de Escrivá escreveu "unidade de vida cristã" e não apenas "unidade de vida". Belda Plans [2] e Le Tourneau [11] intercambiam essas duas expressões, como se vê no próprio título do artigo de Belda Plans. Quando se fala em "unidade de vida", sem mais, há uma tendência de entender que se trata de uma vida biológica, e de fato a expressão "unidade de vida" é muito usada na biologia, para significar a célula ou outras coisas. O livro Caminho menciona a unidade em contexto biológico no ponto 940. Por isso é natural que os autores ajuntem outras palavras para esclarecer do que estão falando, como se pode ver na relação de textos acima. Por exemplo vida da fé, vida nacional, ou vida imutável.

[10] A unidade é abstrata e não pode ser vista. Santo Agostinho ensina que lo que perciben nuestros sentidos, sea lo que sea, no está constituido por la unidad, sino por la pluralidad (Del Libre Albedrío II, n. 22). Mas a expressão "unidade de vida" é empregada no sentido prático de coerência comportamental visível. Nesse uso, é impossível isolá-la do grupo porque é o grupo que, em parte, define o que vem a ser o comportamento coerente.

[11] Dominique Le Tourneau, Las enseñanzas del Beato Josemaría Escrivá sobre la unidad de vida, 1999.







Este artículo proviene de Opuslibros
http://www.opuslibros.org/nuevaweb

La dirección de esta noticia es:
http://www.opuslibros.org/nuevaweb/modules.php?name=News&file=article&sid=23566