Gracias a Dios, ¡nos fuimos!
OPUS DEI: ¿un CAMINO a ninguna parte?

Tus escritos
Inicio
Quiénes somos
Correspondencia
Libros silenciados

Documentos internos del Opus Dei

Tus escritos
Recursos para seguir adelante
La trampa de la vocación
Recortes de prensa
Sobre esta web (FAQs)
Contacta con nosotros si...
Homenaje
Links

MORRER EM CASA

RUBIO, 1 de junio de 2005

El texto traducido al español

 

Eu sou um ex-numerário brasileiro que permanesceu 15 anos na Obra.

Leio sempre este site e também o site opuslivre do Brasil. As correspondências e os escritos publicados por vocês me ajudam bastante e me fazem sentir solidário com as pessoas que sofreram e sofrem com o modo de agir da Obra.

Sobre o tema "morrer em casa" li o que escreveram E.B.E. (18-05-05): La Obra como enfermidade (y a veces mortal), Nieves (22-05-05): La espada de Democles e o Correio de Carmen Charo (23-05-05): Quiero seguir ahondando en los problemas psíquicos.

Gostaria de contar, a respeito deste tema, o que aconteceu comigo.

Eu entrei para a Obra pressionado, como quase todos os que entram, e fui sempre infeliz, é claro que também tive momentos alegres e felizes, mas estes momentos foram ficando cada vez mais escassos a medida que os anos iam passando.

Nos últimos anos como membro da Obra a vida era para mim insuportável. Devido ao impasse de querer ir embora, mas não querer trair a Deus, comecei a pedir a Deus que me tirasse a vida.

Este meu pedido tornou-se uma obsessão e eu concentrava todas as minhas energias nele. Pensei em como poderia provocar em mim alguma doença mortal e também como poderia me matar. Eu não sei se chegaria a me suicidar, mas o que me lembro é que eu não suportava mais viver. Na minha angustia desafiava a Deus que me tirasse a vida. Nesta fase a minha vida espiritual praticamente morreu. Eu me lembro que nem mesmo chorar eu conseguia, eu me sentia como uma arvore seca e solitária.

Quando os diretores perceberam que eu era um caso perdido me deixaram ir embora dizendo que de fato eu não tinha vocação e se algum dia a tivesse tido eu a tenha perdido.

Desde a minha saída nunca mais tive contato com a Obra e nem eles quiseram saber mais de mim, se eu vivia ou tinha morrido, se estava bem ou mal. Para eles simplesmente deixei de existir.

A minha angustia continuou por alguns anos, mas pelo menos fora da Obra eu conseguia viver. Também aos poucos fui recuperando a minha vida social e espiritual.

A minha angustia dentro ou fora da Obra nunca foi a da condenação ou de ser infeliz sem a Obra, a minha angustia foi a de pertencer à Obra.

Ainda hoje, muitos anos após de ter deixado a Obra, tenho em ocasiões cada vez mais escassas pesadelos. Sonho que por alguma artimanha deles voltei a ser numerário e que fico desesperadamente tentando fugir e voltar a minha vida normal.

Hoje sou casado tenho filhos e sou muitíssimo feliz. Não preciso da Obra para nada.

 

Arriba

Volver a Tus escritos

Ir a la página principal

Gracias a Dios, ¡nos fuimos!
OPUS DEI: ¿un CAMINO a ninguna parte?